Inovação tecnológica, mudança no comportamento do consumidor e desafios regulatórios moldarão a indústria de marketing ainda mais este ano. Bradley Keefer, CRO da Keen Decisions Systems, explica como – e o que isso significa para os profissionais de marketing.

Navegando na incerteza: canais de desempenho assumem o centro do palco

O que provavelmente está na mente da maioria dos profissionais de marketing é como a nova administração Trump impactará a indústria, e não há dúvidas de que ela está pronta para trazer mudanças significativas para a publicidade e a tecnologia de anúncios. A incerteza em torno de tarifas, legislação nacional de privacidade e a proibição do TikTok podem forçar as marcas a serem mais deliberadas com orçamentos ou a descartar seus planos completamente.

Como resultado, provavelmente veremos canais de desempenho como redes de mídia de varejo e anúncios compráveis ​​ganharem uma fatia maior de investimento, à medida que os profissionais de marketing buscam provar o ROI para cada dólar gasto. Isso substituirá parte da dependência do Google Search, à medida que o comércio interativo continua a crescer.

Os consumidores estão cada vez mais buscando caminhos perfeitos para comprar dentro das plataformas e anunciantes experientes investirão em formatos de anúncios compráveis ​​que atenderão às demandas dos consumidores. Na verdade, a menos que seja proibido, prevejo que a TikTok Shop se tornará um canal essencial para marcas voltadas para o comércio. A TikTok Shop teve um crescimento tremendo em 2024, com a eMarketer prevendo que a plataforma tinha 11,9 milhões de compradores, muito mais do que Instagram, Facebook e Pinterest.

Quando se trata de redes de mídia de varejo (RMNs), embora seu crescimento tenha sido impressionante, ele também foi prejudicado pela fragmentação. Por causa disso, os anunciantes não entendem verdadeiramente como seus investimentos estão se saindo. Para atingir seu potencial máximo em 2025, as RMNs devem se integrar ainda mais a ecossistemas de marketing mais amplos, oferecendo recursos de atribuição mais robustos e ajudando as marcas a vincular esforços de conscientização de funil superior a conversões de funil inferior.

Transparência e responsabilidade impulsionarão o crescimento

Falando em demandas do consumidor, eles e reguladores também estão exigindo maior transparência e responsabilidade nas práticas de publicidade. Como resultado, a sustentabilidade se tornará um diferencial para as empresas. Marcas que integram autenticamente a sustentabilidade em suas mensagens e práticas ganharão uma vantagem.

De fato, os dados da Kantar mostram que a sustentabilidade contribui com US$ 193 bilhões para as 100 maiores marcas do mundo. Ao tecer mensagens de sustentabilidade em suas plataformas de marca de forma autêntica, os profissionais de marketing podem transformar suas iniciativas de sustentabilidade em crescimento real.

Isso também vale para a tecnologia de anúncios. Precisamos evoluir para permitir uma execução de campanha mais eficiente e de menor emissão e dar suporte à narrativa em torno de produtos sustentáveis. Dito isso, com maior escrutínio sobre sustentabilidade e transparência, a programática mudará para mercados com curadoria, reduzindo desperdícios e melhorando a qualidade dos anúncios.

IA em ’25: impulsionando marketing mais inteligente, insights mais rápidos e mais impacto

Quando pensamos em tecnologias para reduzir desperdício, a primeira que vem à mente é a IA. No ano que vem, a IA continuará a redefinir como as marcas alavancam dados e executam estratégias de marketing. O aumento de insights gerados por voz reduzirá a dependência da interpretação manual de analistas, permitindo que os profissionais de marketing atuem sobre os dados de forma mais rápida e eficiente, criando campanhas mais impactantes.

Além disso, a IA permitirá um planejamento de cenário “e se” mais sofisticado e uma integração mais profunda de insights preditivos na execução da campanha. Isso ajudará a liberar tempo para que os profissionais de marketing se concentrem em outras tarefas que geram receita.

2025 será um ano de adaptação, onde os profissionais de marketing devem equilibrar a necessidade de agilidade, tomada de decisão baseada em dados e confiança do consumidor.

O futuro pertence àqueles que conseguem se adaptar, integrar tecnologia e se inclinar para tendências emergentes como IA, comércio interativo e marketing voltado para a comunidade. Vamos abraçar as mudanças e fazer de 2025 um ano marcante para campanhas mais inteligentes e impactantes.