Como acontece a cada virada de ano, 2025 trará uma série de desafios que os profissionais de marketing precisarão enfrentar de frente, bem como uma infinidade de oportunidades que eles podem aproveitar.

Tom Pepper , diretor sênior de soluções de marketing do LinkedIn na EMEA e LATAM, não é estranho a isso.

Há quase uma década, ele lidera os negócios de anúncios do LinkedIn e tem sido fundamental no crescimento dos negócios de publicidade da plataforma de mídia social focada em empregos. 

Em sua função, ele trabalha em estreita colaboração com CMOs de marcas B2B globais para apoiá-los com criatividade B2B mais ousada, novas estratégias para construir influência com o grupo de compradores e na navegação pelo cenário de marketing B2B em rápida evolução.

Por isso, ele está bem posicionado para entender o cenário atual no mundo do marketing.

A confiança e a credibilidade da marca serão as principais preocupações dos CMOs este ano, ele acredita. À medida que tecnologias como a IA mudam rapidamente o cenário de marketing, os CMOs estão dobrando a aposta na construção da confiança e da credibilidade da marca em 2025. Em toda a internet, novas tecnologias estão tornando mais barato e fácil falsificar credibilidade, como vimos com os clones deepfaked de CFO e IA em videochamadas . 

“Com as crescentes preocupações sobre desinformação na era da IA, a autenticidade se tornará mais importante do que nunca, e haverá uma mudança notável em direção à compreensão do valor de colocar mensagens de marca em ambientes confiáveis”, diz Pepper. “Em 2025, os líderes de marca priorizarão a construção de uma reputação confiável e forte para cortar o ruído e ganhar lealdade.”

As marcas B2B também estão preparadas e dispostas a investir mais em marketing de influência , de acordo com Pepper. 

As marcas B2B estão apostando alto na economia do criador, cuja projeção é atingir US$ 500 bilhões até 2027 , e o marketing de influência é o principal impulsionador desse crescimento. 

Pepper explica: “No próximo ano, veremos marcas B2B realocando seus orçamentos para marketing de influenciadores, com 61% dos líderes B2B dizendo que aumentarão os gastos com conteúdo de influenciadores em um futuro próximo.” 

As marcas B2B estão reconhecendo que as pessoas confiam umas nas outras e que a liderança de pensamento orientada por especialistas e influenciadores desempenha um papel fundamental no estágio de consideração do processo de compra e, em última análise, ajuda a impulsionar as compras. 

Pepper também espera que os profissionais de marketing B2B “apostem alto” em vídeo para melhorar o ROI. Com 81% dos anúncios B2B falhando em ganhar atenção adequada ou impulsionar recall, os profissionais de marketing B2B agora estão engajando compradores por meio de narrativas em vídeo para humanizar suas marcas, melhorar o ROI, construir autenticidade e confiança e permanecer no topo da mente do grupo de compradores, incluindo compradores da Geração Z. 

“A pesquisa do LinkedIn revela que 63% dos compradores B2B dizem que o conteúdo de vídeo social de formato curto ajuda a informar as decisões de compra, e 55% dos profissionais de marketing B2B globalmente dizem que o vídeo social de formato curto produz o maior ROI ”, diz Pepper. “No próximo ano, também veremos mais profissionais de marketing B2B e CMOs alavancarem o vídeo para construir liderança de pensamento, depoimentos e estudos de caso, e demonstrações de produtos.”

Pepper também está incentivando CMOs e CROs a se tornarem o que ele chama de especialistas em gestão de mudanças .

Em 2025, ele está confiante de que os CMOs e diretores de receita (CROs) desempenharão um papel crucial na orientação de suas equipes de marketing e vendas em meio às rápidas mudanças impulsionadas pela IA e pela mudança de funções. 

Ele diz: “Com 72% dos profissionais de marketing globalmente se sentindo sobrecarregados pela rapidez com que seu trabalho está mudando, os líderes devem promover a adaptabilidade fomentando uma cultura de resiliência e aprendizado contínuo. 

“CMOs e CROs serão chamados a adaptar sua liderança para construir confiança e inspirar confiança ao se comunicar de forma consistente e autêntica. Eles precisarão equipar as equipes com as ferramentas certas e priorizar o desenvolvimento de habilidades intrinsecamente centradas no ser humano, como a resolução colaborativa de problemas .” 

Além das habilidades centradas no ser humano, os profissionais de vendas também estão investindo no desenvolvimento de habilidades de IA para progredir, com 47% dos vendedores fazendo cursos on-line sobre IA e experimentando ferramentas de IA por conta própria, explica ele.

E ele está dando um fim à “economia do conhecimento”, um sistema econômico de consumo e produção baseado no capital intelectual. Isso, ele prevê, dará lugar à “economia de relacionamento” .

Conhecimento e informação têm sido, há muito tempo, a moeda para o sucesso profissional, mas Pepper acredita que os profissionais de marketing e vendedores que demonstrarem fortes habilidades interpessoais e se concentrarem em cultivar relacionamentos vencerão neste ano. 

Uma pesquisa do LinkedIn também descobriu que 88% dos CMOs B2B acreditam que a construção de relacionamentos é a chave para o sucesso no próximo ano. 

“Aproveitar a IA criará eficiências, ajudando os profissionais a usar o tempo livre para inovar de maneiras que a tecnologia não consegue”, ele diz. “ A IA pode ajudar a liberar 11,5 horas adicionais por semana para que os vendedores possam passar mais tempo construindo relacionamentos fortes e desenvolvendo um profundo entendimento de um cliente e dos desafios que ele está enfrentando – ambos essenciais para fechar negócios em B2B.”

A IA certamente continuará a ter um grande impacto no marketing em 2025. Pepper prevê que profissionais de marketing e vendedores usarão a tecnologia para definir os problemas que precisam resolver.

“Em 2024, a IA entrou no local de trabalho e os profissionais de marketing têm liderado a carga de qualificação em IA”, ele observa. “Mas no próximo ano, veremos líderes de marketing e vendas mudarem da experimentação para alavancar a IA para resolver problemas comerciais específicos. Eles usarão a tecnologia para ajudar a impulsionar uma melhor tomada de decisão, otimizar campanhas e expor lacunas de conhecimento na compreensão das necessidades do cliente.” 

Nos últimos 18 meses, as organizações de marketing também se concentraram em limpar, organizar e preparar sua pilha de dados subjacente para a próxima fase de sua jornada de IA. 

“À medida que esses projetos de dados começarem a dar frutos, espere ver CMOs liderando implantações de IA maiores, mais ambiciosas e multifuncionais em áreas como orquestração, personalização e jornada do cliente”, diz Pepper.

“2025 será um ano ambicioso, estratégico e extremamente crucial para os profissionais de marketing B2B – preparando-os para uma nova era de publicidade movida a tecnologia. Veremos marcas fazendo grandes apostas ousadas em criatividade e tecnologia para inovar, se destacar e construir eficiências. No entanto, as marcas que vencerão serão aquelas que priorizarem a construção de autenticidade e credibilidade. 

“Eles usarão todas as alavancas certas da marca – vídeo, liderança de pensamento, marketing de influência e IA – para humanizar a maneira como se comunicam com o público e transformar a maneira como sua marca aparece em diferentes ambientes.”

Em última análise, em 2025, Pepper acredita que a credibilidade será a força motriz por trás da construção de uma reputação forte, conquistando corações e fazendo com que marcas sejam compradas.